Qual é a real diferença entre um empreendedor e um empresário? Essa é uma boa pergunta: sim, há uma grande diferença. A maioria das pessoas confunde os dois. Aqui está a diferença. Um empreendedor, é alguém que orquestra o dinheiro, tempo, talento e recursos de outras pessoas para tornar sua visão real. O proprietário de uma empresa é apenas alguém que administra uma empresa.
Qual é a real diferença entre um empreendedor e um empresário, então?
Portanto, você olha para a maioria dos proprietários de negócios, olha para todas essas lojas, eles podem ser lojistas ou não. Eles estão administrando uma empresa, se você falar com um típico empresário hoje: cinco anos depois, você fala com eles de novo, é provável que eles façam praticamente o mesmo. Portanto, eles ainda estarão administrando o negócio, eles meio que fazem o mesmo, ganham o mesmo tipo de dinheiro.
Não crescerão muito, talvez se eles forem bons, as vendas aumentem um pouco gradativamente. Mas, quando você fala com um empreendedor hoje, cinco anos depois, você fala com ele de novo, será completamente diferente. Talvez tenham se expandido, talvez agora tenham construído um negócio dentro de outro. Ou agora ele tenha investido em outras empresas. Portanto, tenha adquirido algumas empresas.
Um verdadeiro empreendedor.
Talvez ele esteja em um setor, e agora ele está alavancando para outro setor. Então você vê que um empreendedor, um verdadeiro empreendedor, é voltado para a oportunidade. Eles buscam oportunidades diferentes. Normalmente, eles não são lineares. Normalmente, eles se envolvem com negócios diferentes em setores também diferentes. Portanto, conseguem tornar um negócio bem-sucedido em uma categoria.
E aplicarem a mesma mentalidade, o mesmo conjunto de habilidades, a mesma equipe, o mesmo sistema, para fazer outros negócios funcionarem. Essa é a diferença. Não porque tenham a síndrome do objeto brilhante, mas porque conseguem entrar em diferentes setores. Porque conhecem a infraestrutura, entendem o sistema que faz um negócio funcionar, e eles já têm esses conjuntos de habilidades.
Qual é a real diferença entre um empreendedor e um empresário na visão de Dan Lok
Segundo Dan Lok, Educador e fundador de empresas mundialmente conhecidas. Quando você pensa em negócios, precisa pensar da seguinte forma: entrada e saída de dinheiro. Os proprietários de empresas, você dá a eles certos dados, e certo tempo, recursos, dinheiro, talento, a produção é muito pequena. Se alguém tem um negócio, uma loja, algo assim, pode ser que seja autônomo, certo?
Eles estão usando seu trabalho manual para ganhar dinheiro, digamos um encanador, ou um paisagista, eles estão prestando esse trabalho. A entrada e saída não é muito. Entrada um, saída um ou 1,2, 1,3. Não um lote inteiro. É por isso que, como investidores, não investimos nesses negócios, porque a relação de entrada e saída não é boa. Você olha para esses negócios, porque eles não podem levantar dinheiro, e não podem crescer.
Tudo depende do empresário.
Tudo depende e conta com aquela pessoa, aquele empresário, isso não é bom. Não tem equipe, mesmo que tenha uma equipe, é uma equipe muito pequena. Entretanto, os empreendedores, eles são ótimos em saber como maximizar essa produção. Eles podem pegar a entrada de um e podem multiplicá-la por dois, três, quatro, cinco, 10, 20 reais. Essa unidade de um eles podem maximizá-la. E é por isso que os investidores adoram investir nessas empresas.
O empreendimento do empreendedor não depende dele.
Você olha para Warren Buffett, olha para Elon Musk, olha para Jeff Bezos, por que os investidores do mercado financeiro estão dispostos a comprar suas ações? Porque eles sabem como multiplicar esse resultado com suas habilidades. Para cada dólar que utilizam, para cada recurso que possuem, eles podem usá-lo melhor do que quase todo mundo, por um longo período. Eles têm boas habilidades de julgamento.
Eles tomam as decisões corretas, o que não significa que não cometam erros. Mas no geral, a longo prazo, eles tomam decisões melhores do que empresários. Essa é a diferença. O proprietário de empresa tem capacidades limitadas. Um empreendedor pode levantar dinheiro, pode atrair investidores; pode dimensionar e montar a equipe e os recursos para continuar multiplicando isso.
Portanto, as pessoas se alinham para investir com elas.
Portanto, sabem maximizar cada dólar investido, além do dólar, também maximizam a capacidade de produção. Se você realmente deseja ser mais valioso como empresário, como fundador. Você deve saber como obter a contribuição de um empreendedor. E em seguida, empenhar-se para criar mais valor no mercado para maximizar sua produção e investimento. Você não aprende isso em uma escola de negócios. Você aprende isso com a experiência, você aprende isso com um mentor, com a experiência, e é isso que você quer fazer.
Siga também nossa Página no Face, vai nos ajudar muito!