Toyota choca Tesla e toda a indústria com seu novo motor inovador, até porque o coração do carro é o motor. Porque, sem ele, o carro não vai a lugar nenhum, no entanto, as montadoras não se contentam apenas em colocar um simples motor no carro. Elas querem colocar o melhor para superar a concorrência, é por isso que a Toyota está sempre trabalhando nos motores de seus carros. O motor mais recente da empresa é impressionante, então que motor é esse lançado pela Toyota e o quanto potente ele é. Pois é isso que veremos nesse artigo. A Toyota está entre as maiores montadoras do mundo, a empresa vendeu quase 10,5 milhões de carros no ano de 2022.
Mesmo toda a indústria não indo tão bem devido à crise global e a escassez de chips, como a Toyota tem a confiança de milhões de pessoas em todo o mundo? Existem várias razões, apesar da concorrência cada vez mais acirrada a Toyota ainda fabrica carros de qualidade. O que faz com que tenha modelos no ranking dos principais automóveis em quase todas as categorias. A empresa também faz uma ampla seleção de carros para que todos encontrem algo que desejam em um Toyota. Ou em uma marca associada.
Toyota choca Tesla e toda a indústria e poucas montadoras podem igualar ela em variedade!
Graças a sua alta qualidade, os carros Toyota tem alto valor de revenda até quando você compra um Toyota usado. Pois sabe que ele não irá desvalorizar tanto no futuro quando decidir trocá-lo. Outra coisa a favor da Toyota é a disponibilidade de peças de reposição. Pois você certamente não quer comprar um carro e ter que esperar meses para poder trocar uma peça caso seja necessário. A marca é amplamente popular em todo o mundo, se você estiver com um Toyota numa área remota da África do Sul. Ou em uma cidade do interior do Brasil encontrará peças disponíveis na sua concessionária.
Além disso, os mecânicos que podem lidar com os carros da Toyota estão por toda a parte. Então você tem a certeza de que receberá ajuda técnica quando precisar. No entanto, há outra razão pela qual os compradores gostam tanto dos carros da Toyota, o motor! Devido ao foco na pesquisa e desenvolvimento de motores, a Toyota fez os melhores motores que o mercado já viu. E é difícil de esquecer, a empresa fez seu primeiro motor, o motor tipo “A” em 1934. Isso foi dois anos antes de fabricar seu primeiro carro de passeio, o Toyota “AA”, em 1936.
A produção dos primeiros protótipos.
Em maio de 1934 a Toyota começou a produzir protótipos de peças fundidas usadas em blocos de cilindros e pistões para motor do modelo “A”. Que foi baseado em esboços do motor do Chevrolet modelo 1933. A Toyota completou o primeiro protótipo do motor em 25 de setembro de 1934. Na época, as peças fabricadas internamente eram limitadas a peças fundidas, incluindo cabeçote, bloco de cilindros e pistões. Enquanto peças importadas da Chevrolet eram usadas para virabrequins, válvulas, plugues e componentes elétricos.
No entanto, quando a Toyota instalou o protótipo em um caminhão Chevrolet, o motor só conseguiu produzir 48 CV, durante um teste de direção. Em vez da potência de 60 CV, que o motor da Chevrolet produzia. Após desenhar a cabeça do cilindro, o motor atingiu uma potência de 65 cavalos, superando eventualmente o da Chevrolet. Depois desse começo um pouco atrapalhado, a Toyota se tornou mestre em design de motores. Por exemplo, eles criaram o motor “Inline-Six” que produz 320 CV e até 121 kg de torque. O modelo, na verdade, deve o seu sucesso a segunda versão desse motor, que contava com seis cilindros.
Toyota choca Tesla e toda a indústria, e a tradição de motores indestrutíveis.
Por mais de duas décadas a natureza quase indestrutível dele foi comprovada em aplicações de até 2.000 cavalos. A Toyota também fez o “Inline-For”, que tinha 112 CV e 44 kg de torque. Um dos primeiros motores de 4 cilindros com injeção de combustível a apresentar um layout de 16 válvulas. No entanto, com o lançamento do “Dynamic Force Engine” a Toyota levou o jogo para outro nível. Esse motor é o novo rei da eficiência térmica. Para apreciar plenamente esse novo motor é importante entender a eficiência térmica da gasolina.
O termo se refere a quanto da energia potencial da gasolina é convertida em energia que pode ser usada para mover seu veículo. Os motores de combustão interna fazem isso injetando esta gasolina em um spray fino em uma mistura com ar nos cilindros. O pistão o espreme no menor espaço possível, e o acende com uma faísca. Quando acende, explode e se expande empurrando o pistão para fora com uma força incrível. Então os pistões giram o virabrequim, que está conectado à transmissão, que está conectada ao eixo de transmissão, e que está conectado às rodas.
Mas qual o problema nessa configuração?
Com várias peças, engrenagens, direcionando e controlando a potência para garantir que as rodas girem. Mas não tão rápido que elas simplesmente girem mais rápido do que os pneus podem suportar. Porém, há um problema com a configuração que acabamos de descrever. Quando a combustão ocorre, parte da energia é perdida por atrito e excesso de calor. Isso faz com que o motor comum de combustão a gasolina funcione com cerca de 35% de eficiência térmica.
Os engenheiros trabalham incansavelmente a mais de 100 anos para reduzir o desperdício de energia e converter o máximo dessa energia em gasolina para mover o carro. O que os engenheiros da Toyota fizeram foi observar cada estágio do ciclo do motor. E tentar encontrar maneiras de torná-lo não apenas mais eficiente em termos de economia de combustível. Mas procurar como converter essa gasolina economizada em mais energia, aumentando a eficiência térmica. A Toyota buscou inspiração em um lugar onde a eficiência é primordial, na Fórmula 1. A empresa se inspirou em várias tecnologias dos carros de corrida para obter uma combustão mais rápida.
O que auxiliou a Toyota a fazer a combustão em alta velocidade?
Três mudanças auxiliaram a Toyota a finalizar a combustão em alta velocidade e garantir que a mistura ar-combustível queime mais completamente, o que produz mais potência a cada combustão. Uma das mudanças é o ângulo da válvula de admissão, as sedes das válvulas revestidas à lêiser e as proporções do cilindro. O ângulo da válvula de admissão e o formato da porta de admissão guiam a mistura ar-combustível em um padrão específico. Para injetá-la de maneira mais uniforme no cilindro, para que ela entre em combustão mais rápido e uniforme, produzindo mais potência e menos desperdício.
Em segundo lugar, a sede de válvulas revestidas a laser permite um ângulo de válvula otimizado, e direção do fluxo de ar para criar fluxo de giro. Um padrão de turbilhão mais controlado na câmara de combustão, e distribui a mistura ar-combustível de forma mais uniforme antes da fase de compressão. Terceiro, um cilindro mais alto e mais estreito significa que a mistura de ignição leva menos tempo para se espalhar pelo cilindro. Acelerando novamente o momento de combustão, e mais força empurrando o pistão para baixo. O que fornece mais torque e maior eficiência.
Toyota choca Tesla e toda a indústria e os engenheiros não pararam por aí.
Pois usaram estratégias adicionais, testadas e comprovadas para maximizar a eficiência térmica dos novos motores “Dynamic Force Engine”. E a injeção de combustível “D-4S” da Toyota incorpora a injeção direta e de porta. Os dois sistemas combinados fornecem maior eficiência e operação mais suave durante a condução normal. Mas contando apenas com injeção direta quando a potência máxima é necessária. Enquanto isso, os próprios pistões têm um acabamento especial, para reduzir o atrito. Um termostato eletrônico funciona em conjunto com bomba de água elétrica para regular a temperatura.
Para obter o máximo de eficiência, o tempo variável das válvulas garante potência ideal e eficiência. Todas essas estratégias culminam na melhor eficiência térmica mundial, de 41% em aplicações híbridas, e 40% em veículos movidos a gasolina. Com mais torque e potência em qualquer rotação do motor, e melhor eficiência de combustível e emissões. O novo motor “Dynamic Force Engine”, ajuda a Toyota na corrida das empresas pela eficiência. O novo motor é compatível com a nova transmissão manual de seis velocidades que a Toyota desenvolveu para as necessidades globais.
A Toyota equipou o Toyota Camry 2022 com o novo motor!
A transmissão é mais compacta e mais leve do que a unidade atual da Toyota, e incorpora a capacidade de ajuste de rotação. A Toyota equipou o Toyota Camry 2022 com o motor “Dynamic Force Engine”. Ele possui 310 CV e tem um torque de 38 kg. Esse carro é um monstro e aí o que você acha desse novo motor deixe nos comentários.